O PROJECTO

IMG_8509_edited.jpg
IMG_8541.JPG
IMG_3234.JPG

O objetivo principal deste projeto é desenvolver um sistema automático baseado em Veículos Aéreos não Tripulados (VANT/UAV) para suportar Fogo Controlado e Reacendimentos no rescaldo de incêndios florestais. Os Fogos Controlados são uma ferramenta de prevenção muito importante para controlar a quantidade de combustíveis. A sua importância é reconhecida em várias partes do mundo e, em particular, no sul da Europa. Para ambas as missões (Fogo Controlado e Reacendimentos), o projeto irá desenvolver UAVs capazes de transportar sensores capazes de detectar diferentes comprimentos de onda do espectro electromagnético e / ou uma pistola de ignição para atear o fogo. Os UAVs podem ser operados manualmente, de forma semiautónoma ou totalmente autónoma. O software de controlo de missão a ser desenvolvido permitirá aos operadores escolher os diferentes modos de operação, delimitar a área de operação e configurar e controlar a missão. Para incêndios prescritos, o sistema suportará 3 atividades principais: 1) Cobertura e análise da área - O UAV cobre a área prevista para o Fogo Controlado para analisar os níveis de biomassa, construir um mapa em 3D e fazer um mapa meteorológico da temperatura e vento dessa área.

 

Para estas tarefas, o UAV usará a bordo um sensor multiespectral, temperatura e anemômetro; 2) Ignição - Uma arma a bordo do UAV será usada para acender o fogo em pontos precisos, seguindo um plano de queima sugerido por um algoritmo ou criado pelo operador na plataforma da missão; 3) Vigilância sobre o Fogo Controlado - O UAV será usado para pesquisar a área de Fogo Controlado identificada no plano da missão para se manter controlo global da situação. Ele fornecerá informações sobre o perímetro de incêndio e temperatura e registro de vento para alertar o operador sobre condições fora do normal. Para esta tarefa, o UAV usará um sensor térmico a bordo e sensores para medir a temperatura e a velocidade do vento.O UAV, juntamente com o software de controlo de missão, torna-se uma ferramenta fundamental para ajudar o pessoal de incêndio prescrito a gerenciar com sucesso o fogo durante o ciclo de vida completo.

Em Reacendimentos, a principal missão é identificar áreas que ultrapassem uma certa temperatura usando os sensores instalados a bordo do UAV (por exemplo, câmeras térmicas). O operador usa o software de controlo de missão para identificar a área a cobrir autonomamente pelo UAV usando os seus algoritmos de planeamento de missão. Os desafios fundamentais da pesquisa neste projeto são: 1) Escolher e adaptar o UAV adequado a missões em ambientes hostis 2) Escolher os sensores mais adequados para detecção remota 3) Algoritmos de detecção remota para câmeras térmicas e multiespectrais, para identificar níveis de biomassa, áreas abertas, perímetro de incêndio e pontos quentes 4) Autonomia do UAV para operar em condições de incêndio e operações de rescaldo 5) Software de Controlo de Missão.

OBJETIVOS

IMG_3019.JPG
  1. Desenvolver e adaptar plataformas de UAVs para operar
    em operações de reacendimento e fogo prescrito.

  2. Escolha dos sensores adequados para suportar as operações
    de deteção de fogo prescrito e de deteção de reacendimentos.

  3. Desenvolvimento de algoritmos de perceção multimodal para levantamentos aéreos de identificação de níveis de biomassa e humidade, clareiras florestais, perímetros de incêndio e pontos quentes.

  4. Desenvolvimento de estratégias de localização do UAV e mapeamento do terreno, e implementação de um sistema
    de avaliação e diagnóstico.

  5. Desenvolvimento da plataforma de controlo da missão que será operado pelos especialistas em incêndios florestais.